| hmin
O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, nomeou na sexta-feira, dia 9, a nova cúpula militar que acompanhará sua gestão nos próximos quatro anos, período em que pretende fortalecer as Forças Militares para combater a guerrilha esquerdista e os paramilitares de ultradireita. A ministra de Defesa, Marta Lucía Ramírez, disse que o presidente nomeou como novo comandante das Forças Militares o general Jorge Enrique Mora, que era comandante do Exército.
O novo chefe militar terá a missão de desenhar estratégias para enfrentar a guerrilha e os paramilitares dentro de um conflito interno de quase quatro décadas e que já deixou 40 mil mortos na Colômbia nos últimos 10 anos. Uribe, advogado de 50 anos e dissidente do Partido Liberal, assumiu a presidência da Colômbia na quarta-feira, dia 7, em meio à ofensiva das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), principal guerrilha do país, que atacaram com granadas a sede do governo. Os ataques deixaram 20 mortos e 63 feridos.
Uribe, que em sua campanha se caracterizou por um discurso linha dura contra a guerrilha, pretende duplicar o número de pessoas no exército colombiano e na polícia, e aumentar em US$ 1 bilhão anuais os gastos militares, atualmente em US$ 3,1 bilhões. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.